terça-feira, 15 de novembro de 2011

Polo

O que Peugeot 207, Renault Clio e Ford Fiesta tem em comum? Além de serem hatches compactos, todos os modelos passaram pelo mesmo problema: mudaram de geração na Europa, mas sofreram apenas pequenas reestilizações no Brasil. O motivo alegado é sempre o mesmo, “custos”. E o Volkswagen Polo acaba de entrar para essa lista – cada vez maior.


Adotando o estilo parecido com o Polo Vivo sul-africano, o hatch produzido em São Bernardo do Campo (SP) recebeu novos para-choques frontais e traseiros. Lanternas e faróis foram escurecidos, enquanto o interior recebeu nova iluminação do painel de instrumentos e novos revestimentos. A parte mecânica permanece a mesma, exceto na versão Bluemotion, que agregou a partida a frio automática do Polo E-Flex, que foi descontinuado. A versão GT (com motor 2,0L) do Polo hatch foi renomeada como Sporline. Ah, agora o Polo sedã também pode ser equipado com teto-solar.


Outra coisa que pode prejudicar as vendas do Polo 2012 é o reajuste no catálogo de preços. Apesar de ter recebido air-bag duplo e ABS de série (atendendo à regulamentação do Contran), os R$ 44.390 cobrados pela versão hatch podem afastar potenciais clientes da concessionária. Ainda mais se levarmos em conta que o valor não inclui retrovisores elétricos e ar-condicionado digital, itens de série no Citroën C3 1,6L.


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